segunda-feira, 28 de março de 2011

A importância do aterramento elétrico

Se você deseja ter em seu imóvel uma correta instalação elétrica, garantir o aterramento é fundamental. Além de evitar descargas elétricas, impede a danificação de aparelhos que utilizam de eletricidade.


A funcionalidade do aterramento elétrico é importante para garantir segurança. O fio terra tem a função de capturar a corrente elétrica que algumas vezes quer sair do interior dos aparelhos defeituosos e conduzi-la para a terra, desviando-a do corpo das pessoas. Ele é fundamental para a proteção das pessoas contra os choques elétricos, absorvendo e encaminhando para a terra as correntes que escaparam dos aparelhos e para a proteção dos aparelhos elétricos contra picos de energia.
 


O valor da resistência de aterramento mede sua capacidade de descarregar a energia para a terra. Quanto menor essa resistência, melhor para a instalação, pois mais rápida será a atuação das proteções. A norma de instalações elétricas (NBR 5410/97) não define diretamente nenhum valor, embora alguns fornecedores cheguem a exigir 1 ohm (Unidade de Resistência). A norma brasileira de proteção contra descargas atmosféricas (NBR 5419/93) recomenda um valor máximo de 10 ohms.



Para obter o material necessário para o aterramento, uma opção é a EIC, empresa especializada na prestação de serviços elétricos e na revenda de materiais e equipamentos elétricos para aplicação industrial.

Fonte: Refoma Facil
Link: http://www.reformafacil.com.br/a-importancia-do-aterramento-eletrico
Site: http://www.reformafacil.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário