terça-feira, 20 de abril de 2010

Glossário: Termos e Definições sobre Iluminação. De A-C.

Tire suas dúvidas sobre os termos referentes a iluminação. 

Altura do Centro de Luz (A.C.L): A distância entre o centro do tubo do arco ou do filamento de uma lâmpada e um plano de referência - usualmente o fundo da base da lâmpada.


American National Standards Institute (ANSI): Uma organização americana de consenso que coordena os padrões das lâmpadas quanto as características de sua performance elétrica e física, reatores, luminárias e outros equipamentos elétricos e de iluminação.


Ampéres ("Amps" ou "A"): Medida da corrente elétrica. Nas lâmpadas incadescentes a corrente esta relacionada com a tensão e a potência, da seguinte forma: Corrente (Amps) = Potência (Watts) / Tensão (Volts).


Ângulo do Campo: Dimensão angular do cone de luz proveniente de lâmpadas refletoras (tais como os tipos R e PAR) abrangendo a parte central do facho luminoso dentro do ângulo onde a intensidade é 10% do máximo. Consultar o item Ângulo do Facho Luminoso.


Ângulo do Facho Luminoso: Dimensão angular do facho de luz proveniente de lâmpadas refletoras (tais como os tipos R e PAR) abrangendo a parte central do facho luminoso limitada pelo ângulo onde a intensidade é 50% do valor máximo. O ângulo do facho luminoso, algumas vezes chamado "dispersão do facho luminoso" é frequentemente parte do código de ordem de compra das lâmpadas refletoras. Exemplo: A lâmpada GE 50PAR30/H/NFL25°, é uma lâmpada halógena pequena de 50 watts, PAR30, com um ângulo de facho luminoso de 25 graus. Ver também Ângulo do Campo.


Biax: Marca comercial GE para a família biaxial de lâmpadas fluorescentes compactas de vida útil longa e de alta eficiência.


Canadian Standard Association (CSA): Associação de Normas Canadenses. Uma organização que relaciona padrões e testes de equipamentos de iluminação quanto a performance, bem como, segurança contra incêndio e choques elétricos. As leis nacionais Canadenses de maneira geral exigem que todos os produtos vendidos para uso dos consumidores no Canadá tenham a aprovação CSA  ou equivalente.   


Candela (cd): Unidade internacional (SI) de intensidade luminosa. O termo é proveniente do passado da iluminação, quando uma vela padrão de composição e tamanho fixo foi utilizado como um fundamento para avaliação da intensidade de outras fontes de luz. Ver também Candlepower.


Candlepower (CP): Intensidade luminosa que é expressa em candelas. Os gráficos de candlepower ou curvas de intensidade luminosa, são utilizados para indicar as características de distribuição da intensidade luminosa das lâmpadas tipo refletoras. Ver também Candela.


Circuito Convencional (Preheat): Trata-se de um tipo de circuito de lâmpada fluorescente-reator utilizado com os primeiros produtos de lâmpadas fluorescentes comercializados. Um interruptor manual ou automático é utilizado para pré-aquecer os catodos da lâmpada. A partida da lâmpada pode então ser realizada utilizando reatores simples.


Circuito de Partida Rápida: Trata-se de um circuito de lâmpada fluorescente - reator que utiliza aquecimento contínuo do catodo enquanto o sistema está energizado, para dar partida e manter o fluxo luminoso da lâmpada em níveis eficientes. Reatores de partida rápida ser tanto eletromagnéticos, eletrônicos ou hibrídos. A dimerização total da lâmpada fluorescente somente é possível com sistemas de partidas rápidas.


Código LIF:
São designados pelo Lighting Federation of London, U.K. (Federação de Iluminação de Londres, Reino Unido) para as lãmpadas de Estúdio & Teatro. Eles asseguram intercambialidade mecânica e elétrica das lâmpadas codificadas similarmente. Os códigos LIF estãi divididos em grupos de acordo com as aplicações originais das lâmpadas.


Código Produto: É constituído de um número de 5 ou 6 dígitos e ele identifica completamente um produto. Ao se fazer um pedido, a sua correta indicação é absolutamente indispensável, para assegurar a entrega do exato produto desejado.


Coeficiente de Utilização: Nos cálculos de iluminação geral, é a fração do fluxo luminoso inicial da lâmpada que alcança o plano de trabalho. Ele é uma função da distribuição da intensidade da luminária, coeficiente de reflexão da superfície do lugar e seu formato.


Cores da Série Specification (SP): Tipo de cor de lâmpadas fluorescentes de alta eficiência com tri-fósforo, que proporcionam excelente Índice de Reprodução de Cores (IRC). O IRC para as lâmpadas cores SP é 70 ou acima e varia de acordo com o tipo de lâmpada. Cromaticidades disponíveis (ou "tons") no grupo SP, incluem: 

SP30 (3000K) -  uma boa combinação para as lâmpadas fluorescentes "Branca Morna", incandescentes halógenas ou incandescentes;

SP35 (3500K) -  tom neutro para diversas finalidades;

SP41 (4100K) -  projetada para combinar com a cor "branca fria" tradicional;

SP50 - ainda mais fria, muito parecida com a combinação sol-céu-nuvens;

SP65 - uma cor com aparência muito fria, muito parecida com a luz do sol do norte e projetada para combinar com a "luz do dia" tradicional.

As cores fluorescentes SP estão disponíveis na maioria dos tipos de lâmpadas lineares utilizadas amplamente incluindo os tipos T8, T12, slimline, U-tube, HO e 1500 mA.


Cores da Série Specification Deluxe (SPX):

SPX27 (2700K): um tom "quente" cuja intenção é combinar visualmente com a aparência visual das lâmpadas incandescentes de baixa potência;

SPX30 (3000K) - uma combinação boa com as lâmpadas incandescentes halógenas e incandescentes de alta potência;

SPX35 (3500K) - tom neutro para diversas finalidades;

SPX41 (4100K) - fria na aparência.

SPX50 (5000K) - uma cor simulando luz do dia com uma aparência muito fria mais parecida com luz celeste.

Cores fluorescentes SPX estão disponíveis na maioria dos tipos de lâmpadas utilizadas incluindo T8, T12, U-tube, High Lumen Biax. Lâmpadas fluorescentes compactas GE (CFL's) tipicamente utilizam somente cores SPX.


Cromaticidade: Avaliação para identificar a cor de uma fonte de luz, tipicamente expressa em coordenadas (x,y) sobre um gráfico de cromaticidade. Ver Temperatura da Cor.


Curva de Distribuição da Intensidade Luminosa: Curva, geralmente polar, que representa a variação da intensidade luminosa de uma fonte, segundo um plano passando pelo centro, em função da direção. 


Fonte:  GE Iluminação
Link: http://www.gelampadas.com.br/solucoes/glossario.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário