quinta-feira, 22 de abril de 2010

Glossário: Termos e Definições sobre Iluminação. De D-I.

Tire suas dúvidas sobre os termos referentes a iluminação.


Descrição da Lâmpada: Ela descreve de forma resumida as principais características da lâmpada. É o código de identificação da lâmpada. Para lâmpadas de aparelhos de projeção este é um código de 3 letras que identificam unicamente a lâmpada para finalidades de ordens de compra. Em alguns casos, as lâmpadas com códigos de 3 letras (ANSI) são oferecidas em mais que uma tensão de projeto, neste caso a tensão requerida deve também ser especificada quando procedendo a ordem de compra. Algumas lâmpadas de projeção GE têm um código de encomenda consistindo de dois ou mais códigos de 3 letras ANSI - tais como EMM/EKS e DYS/DYV/BHC. O primeiro código é o código ANSI original e os códigos seguintes identificam quais lâmpadas similares estão disponíveis pela GE para conveniência do cliente.


Distribuição de Energia Espectral: Um gráfico da energia irradiante emitida por uma fonte de luz como função do comprimento de onda. Estas distribuições proporcionam uma "impressão digital" ou visual das características de cor da fonte de luz por toda a faixa visível do espectro.
Eficiência da Luminária: A razão entre os lumens emitidos por uma luminária divididos pelos lumens emitidos pela lâmpada, ou lâmpadas, em uso.


Eficiência Luminosa: É o fluxo luminoso (lumens) de uma fonte de iluminação dividido pela energia total (watt) consumida pela aquela fonte. É expressada em lumens por watt.


Espectro Eletromagnético: Uma sucessão contínua de irradiação magnética e elétrica que pode ser caracterizada pela freqüência ou comprimento da onda. A luz visível abrange uma parte pequena do espectro eletromagnético na região de cerca de 380 nanômetros (violeta) até 770 nanômetros (vermelho) de comprimento da onda.


Fator de Potência (FP): Uma avaliação da diferença de fase entre a tensão e a corrente em circuitos de corrente alternada. Os fatores de potência podem ser calculados de 0 até 1,0, com 1,0 sendo ideal. O fator de potência é algumas vezes expresso como um percentual. Um fator de potência alto significa que um aparelho ou sistema elétrico está utilizando eficientemente a potência. As lâmpadas incandescentes já possuem fatores de potência perto de 1,0 porque elas são cargas "resistivas" simples. O fator de potência de um sistema de lâmpada de descarga é dterminado pelo reator utilizado. O fator de potência "alto" significa uma classificação de 0,9 ou maior. O fator de potência de reatores eletromagnéticos com "núcleo e espiral" pode ser tão baixo quanto 0,5 - 0,6.


Federal Communication Commission: Uma repartição federal dos Estados Unidos que está encarregada pelo regulamentação do uso do espectro eletromagnético da freqüência de rádio. Por exemplo, uma regulamentação intitulada "Parte 18" trata sobre a interferência eletromagnética (EMI) proveniente da operação de todos os aparelhos de iluminação em freqüência mais altas que 9 Quilohertz (kHz). As lâmpadas fluorescentes compactas típicas com reatores eletrônicos operam em uma faixa de 24-100 kHz.


Fluxo Luminoso: É a potência de radiação total emitida por uma fonte de luz e avaliada pelo olho humano. Sua unidade é o lumen (lm).


Footcandle (fc): Unidade para medir a quantidade total de luz que atinge uma superfície, tal como uma parede ou mesa. Um lumen caindo sobre uma superfície de um pé quadrado produz a iluminância de um footcandle. Um footcandle é igual a 10,76 lux. Consultar também Lux.


Fosfóro: Um composto químico inorgânico processado em um pó e depositado sobre a superfície de vidro interna dos bulbos de lâmpadas fluorescentes e de algumas lâmpadas de vapor de metálico e de mercúrio. Os fósforos estão projetados para absorver radiação ultravioleta de comprimento de onda curto, transformá-la e emiti-la como luz visível.


Genura: Uma fonte de luz fluorescentes GE com um projeto especial. As características incluem um formato refletor, incorporado em reator eletrônico de alta freqüência e um tubo de arco sem eletrodos. A lâmpada Genura R25 de 23-watts está especificada para 1100 lumens iniciais  10.000 horas de vida útil e está projetada para substituir diretamente uma lâmpada refletora incandescente de 75-watts.


Iluminância: É uma medida de densidade de fluxo luminoso incidente em uma superfície. Ela é o quociente do fluxo luminoso pela área da superfície, quando esta é uniformemente iluminada. A iluminância em um ponto da superfície perpendicular à fonte de luz é determinado pela razão entre a Intensidade Luminosa e a distância ao quadrado. Para incidência oblíqua, este valos é multiplicado pelo coseno do ângulo. A iluminância é medida em footcandle ou lux (SI).


Índice de Reprodução de Cor (IRC): É um sistema internacional utilizado para avaliar a capacidade da própria lâmpada para representar as cores dos objetos. Quanto mais alto o IRC (baseado em uma escala de 0 a 100), melhor aparecem as cores. As classificações IRC de lâmpadas diversas podem ser comparadas. Contudo, uma comparação numérica somente é válida se as lâmpadas são também avaliadas quanto a mesma a mesma cromaticidade. As diferenças de IRC entre lâmpadas de maneira geral não são significantes, ou seja visíveis a olho nu, a menos que a diferença seja maior que três a cinco pontos. Consultar o item Cromaticidade.


Intensidade Luminosa: É a potência de radiação visível, disponível em certa direção. A sua unidade é expressa em candelas ou lumens por steradiano.


Irradiação Ultravioleta (UV): Energia eletromagnética irradiada na faixa do comprimento de onda de cerca de 770 a 1106 nanômetros. A energia nessa faixa não pode ser vista pelo olho humano, mas, pode ser sentida como calor pela pele.



Fonte: GE  Iluminação
Link: http://www.gelampadas.com.br/solucoes/glossario.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário