terça-feira, 17 de agosto de 2010

Prevenção de Acidentes: Tornando as ruas mais seguras para os motoristas e pedestres.


A maior visibilidade representa uma importante contribuição para a segurança na estrada. A luz branca ajuda os motoristas a detectarem o movimento da estrada mais rapidamente e de uma distância maior. Além disso, o motorista tem um tempo extra para parar caso uma criança, um ciclista, um pedestre ou um animal cruze seu caminho inesperadamente, evitando lesões graves ou até mortes.


Protegendo Pedestres


A recíproca também é verdadeira; a probabilidade de os pedestres verem o tráfego próximo e reagirem da maneira adequada também é maior. Existe ainda uma nova pesquisa que prova que a melhor visibilidade também reduz os índices de acidentes entre pedestres, pois diminui as chances de eles tropeçarem em obstáculos ou superfícies irregulares em caminhos ou calçadas.


Reduzindo o tempo de resposta


Estudos realizados no Lighting Research Center em Troy, Nova York, testaram se a luz branca melhora a visão (periférica) dos motoristas. Foi colocado ao lado de um trecho da estrada um painel especial que simulava o movimento de aproximação e afastamento da estrada. Treze itens passaram por uma série de testes durante o dia, e depois à noite com a iluminação amarela de sódio de alta pressão e a CosmoWhite.


Os resultados são claros


Um total de 686 testes distintos foram realizados com o painel movendo-se em padrões aleatórios. Ao ser movido para fora da estrada, a resposta correta era acelerar; ao ser movido em direção a ela, a resposta esperada era o motorista frear. Os resultados mostraram uma diferença significativa, do ponto de vista estatístico, nos tempos de resposta entre a luz branca e a amarela para frear e acelerar. Em ambos os casos, o tempo de resposta com a luz branca foi menor.


 A ciência por trás da história


Para que um objeto seja visto, é preciso haver uma certa diferença de luminância (ou seja, contraste) entre o objeto e seu plano de fundo. O limite de detecção de contraste é a diferença mínima exigida para que você possa perceber o objeto (sem necessariamente ser capaz de perceber a cor ou os detalhes). Um limite de contraste menor significa que é mais fácil detectar um objeto. Os testes mostram que a luz branca oferece um limite de luminância menor do que a luz amarela, principalmente em grandes ângulos de dispersão e níveis baixos de luminância. Isso significa que é mais fácil ver pessoas ou outros objetos com a luz branca, o que contribui para a maior segurança do motorista e de outros usuários da estrada.


Fonte: Philips
Link: http://www.lighting.philips.com.br/lightcommunity/trends/white_light/accident_prevention.wpd

Nenhum comentário:

Postar um comentário