terça-feira, 6 de julho de 2010

Glossário: Termos e Definições sobre Iluminação. De R - W

Tire suas dúvidas sobre os termos referentes a iluminação.


Reator Eletrônico: Este tipo de reator utiliza componentes eletrônicos e, tipicamente, operam lâmpadas fluorescentes em freqüências na faixa de 25-35 kHz. As vantagens são: aumento da eficiência da lâmpada, redução da potência consumida pelo sistema (lâmpada + reator), tamanho mais compacto e peso mais leve quando comparado com os reatores eletromagnéticos. Reatores eletrônicos também podem ser utilizados com lâmpadas HID, mas, os circuitos são completamente diferentes.

Reatores: Equipamento auxiliar projetado para proporcionar a partida das lâmpadas, tais como as de descarga, bem como prover tensão e corrente elétrica adequada ao funcionamento das mesmas. Algumas lâmpadas requerem reatores com proteção térmica.

Temperatura da Cor (Cromaticidade): Medida científica do equilíbrio dos comprimentos de onda encontrados  em qualquer luz "branca". Originalmente, o termo é utilizado para descrever a "brancura" da luz da lâmpada incandescente. A temperatura da cor está diretamente relacionada com a temperatura física do filamento nas lâmpadas incandescentes, de forma que a escala de temperatura Kelvin (K) é utilizada para descrever a temperatura da cor. Para lâmpadas de descarga, onde nenhum filamento está envolvido, o termo "temperatura de cor correlatada" (TCC) é utilizado para indicar que a luz aparece "como se" a descarga estivesse operando em uma dada temperatura da cor. A cromaticidade é expressa em Kelvins (K) ou como coordenadas "x" e "y" no Diagrama de Cromaticidade da CIE. Muito embora isto não possa ser considerado fisicamente, uma temperatura de cor mais alta (K) descreve uma fonte de luz azulada, visualmente "fria". As temperaturas de core típicas são: 2800K (Incandescente); 3000K (Halógena); 4100K (Fluorescente branca fria ou SP41); 5000K (Cores fluorescentes simulando luz do dia, tais como a Chroma 50 e a SPX 50).

Tensão (V): É a força eletromotiva em um aparelho ou circuito elétrico expressa em volts. A tensão pode ser comparada como sendo análoga à pressão na linha d'água.

Tensão de Projeto (V): É a tensão para a qual a lâmpada tem todas as suas características projetadas: Fluxo luminoso, corrente, potência e vida média, em condições de laboratório. Para as lâmpadas que são indicadas com uma faixade tensão, ex: 115-120, elas são projetadas para a tensão média da faixa, ex.: 118 volts. As lâmpadas só estão disponíveis nas tensões de projeto indicadas. Ao solicitar lâmpadas que possuem mais de uma voltagem, esteja seguro de especificar a voltagem requerida. (Variações da tensão de alimentação podem afetar a vida da lâmpada significamente.)

Underwriters Laboratories (UL): Uma organização particular americana que testa e lista equipamento elétrico (e outros) quanto a segurança elétrica e de incêndio, de acordo com os padrões reconhecidos pelo UL e outros. Uma aprovação UL não é uma indicação de performance global. Geralmente, as lâmpadas não são testadas pelo UL, exceto para conjuntos de lâmpadas fluorescentes compactas - aqueles com bases rosqueadas e reatores incorporados.

Vida Mediana Nominal (horas): Corresponde ao valor no qual 50% das lâmpadas ensaiadas se mantém acesas sob condições controladas em laboratório. Esta vida não é necessariamente a vida em serviço, já que flutuações de tensão e outras influências ambientais podem resultar em um encurtamento da vida média. Por exemplo, é esperado que, em média, uma lâmpada Cristal de 60 watts queime após 1000 horas (220V) de acendimento. Assim, 1000 horas é o ponto no tempo onde 50% das amostras de testes queimaram e 50% ainda permanecem acesas.

Volt: Uma medida da "pressão elétrica" entre dois pontos. Quanto maior a voltagem, mais corrente será empurrada através de um esistor conectado pelas suas extremidade. A especificação de volts de uma lâmpada incandescente é a "pressão elétrica" exigida para alcançar o seu desempenho de projeto. A "voltagem" de um reator (por exemplo 127V) refere-se à voltagem de linha que ele deve ser conectado.

Watt (W): Uma unidade de potência elétrica. As lâmpadas são marcadas em watts para indicar o seu consumo de energia. A energia consumida multiplicada pelo tempo de utilização é igual a energia elétrica utilizada.

Watt-Miser: É um termo utilizado pela GE para indicar uma lâmpada de potência reduzida com características de desempenho (vida útil, rendimento de luz, etc.) tais, que ela pode de maneira geral substituir diretamente um produto de potência mais alta. As lâmpadas Watt-MIser estão disponíveis em uma ampla gama de tipos de lâmpadas HID, fluorescentes e incandescentes..


FONTE: GE Iluminação

Nenhum comentário:

Postar um comentário