segunda-feira, 5 de julho de 2010

Glossário: Termos e Definições sobre Iluminação. De L a Q.

Tire suas dúvidas sobre os termos referentes a iluminação.

Lâmpada: Termo utilizado para se referir ao conjunto completo da fonte de iluminação, incluindo as peças internas bem como o tubo ou o bulbo externo. "Lâmpada", também é utilizado para se referir ao tipo de luminária para pequena iluminação, tal como, uma lâmpada de mesa.

Lâmpada de Descarga de Alta Intensidade (HID): Um termo geral para lâmpadas de vapor de  mercúrio, vapores metálicos (GE Multi-Vapor, MXR ou Arcstream) e vapor de sódio de alta pressão (Lucalox GE). As lâmpadas HID contém tubos de arcos compactos, que contém sais de metais e gases diversos em temperaturas e pressões relativamente altas.

Lâmpada de Sódio de Alta-Pressão (HPS): Um nome génerico para a lâmpada Lucalox GE. As lâmpadas HPS são fontes de luz de descarga de alta intensidade, que produzem luz por uma descarga elétrica diretamente no vapor de sódio em temperaturas e pressões relativamente altas.

Lâmpada de Vapores Metálicos: Uma fonte de luz de descarga de alta intensidade na qual a luz é produzida pela irradiação proveniente do mercúrio, mais os haletos dos metais, tais como sódio, scandio, índio e disprósio. Alguns tipos de lâmpadas podem também utilizar revestimentos fosforosos. Os nomes comerciais GE destas lâmpadas incluem: Multi-Vapor, XL, Watt-Miser, Chromafit e Arcstream.

Lâmpada Fluorescente Compacta (CFL): É o Termo geral aplicado às famíliasde lâmpadas fluorescentes de diâmetros menores (por exemplo, a GE T4 e T5), algumas das quais foram construídas com reatores e bases rosqueadas para substituição fácil das lâmpadas incandescentes. As lâmpadas fluorescentes utilizam aproximadamente de 60% a 80% menos eletricidade do que as lâmpadas incandescentes convencionais, com níveis de lumens semelhantes e com a vida até 20 vezes mais longa. Elas produzem tonalidades de luz brancas "mornas" que são semelhantes às das luz incandescentes.

Lâmpada Fluorescentes: Uma lâmpada de alta eficiência que utiliza uma descarga elétrica diretamente de vapor de mercúrio de baixa pressão para produzir energia ultravioleta (UV). A UV excita os materias fosforos aplicados como uma fina camada no interior de um tubo de vidro, o qual integra a estrutura da lâmpada. O fósforo transforma a UV para luz invisível.

Lâmpada Halógena:  Nome de forma abreviada para uma lâmpada de tungstênio-halógeno. As lâmpadas halógenas são lâmpadas incandescentes de pressão alta contendo gases halógenos tais como o iodo ou o bromo, os quais permitem que os filamentos operem em temperaturas mais altas e que tenham eficiências luminosas maiores. Uma reação química que ocorre à alta temperatura envolvendo o tungstênio e o gás halógeno, recicla as partículas evaporadas do tungstênio de volta para a superfície do filamento.

Lâmpada Halógena-IR (HIR): Designação GE para uma forma nova da lâmpada tungstênio-halógeno de alta eficiência. As lâmpadas HIR utilizam tubos com formato especial, onde é colocado o filamento em seu interior, revestidos com numerosas camadas de materiais os quais, seletivamente, refletem a energia infra-vermelha e transmitem a luz. Refletindo o infra-vermelho de volta para os filamentos, reduzem a energia necessária para manter o filamento aquecido.

Lâmpada Incandescente: Lâmpada que proporciona luz quando um filamento é aquecido até a incandescência por uma corrente elétrica. As lâmpadas incandescentes são a forma mais antiga de tecnologia de iluminação elétrica.

Lâmpada PAR: PAR é um acrónimo para um Refletor Aluminizado Parabólico. Uma lâmpada PAR, que pode utilizar um filamento incandescente, um tubo de filamento halógeno ou tubo de arco HID, é uma lâmpada refletora com preciso facho de luz e maior pressão interna dos gases. Ela é fabricada com vidro resistente ao calor (hard glass) e controla o seu facho de luz por meio do seu refletor interno e de uma lente com prismas e difusores.

Lâmpada Refletora: Pode ser uma lâmpada incandescente, fluorescente compacta ou HID com um bulbo com superfície refletora. As versões incandescente e HID são fabricadas de uma peça única de vidro alcalino ou borosilicato. As versões CFL podem ser de peça única ou podem ser projetadas de forma que a lâmpada interna possa ser substituída.

Lâmpada Refletora Elíptica (ER): Uma lâmpada incandescente com um refletor de formato elíptico, Este formato produz um ponto focal à frente da parte frontal da lâmpada, o que reduz a absorção da luz em alguns tipos de luminárias. Isto é particularmente positivo quando a lâmpada é utilzada em luminárias embutidas, pois reduz a perda de luz no interior da luminárias.

Lâmpada Watt-Miser ®: Marcar registrada da GE para lâmpadas economizadoras de energia para troca direta.

Lumen (lm): A unidade internacional (SI) do fluxo luminoso ou quantidade de luz. Uma vela de jantar emite cerca de 12 lumens. Uma lâmpada incandescente Cristal de 60W é muito mais potente com cerca de 864 lumens. Fotometricamente, ele é o fluxo luminoso emitido dentro de um ângulo sólido unitário (um steradiano) por uma fonte pontual tendo a intensidade luminosa  uniforme de uma candela.

Lumen por Watt (Lpw): Uma avaliação da eficiência de uma fonte de iluminação. A eficiência é facilmente calculada tornando-se o fluxo luminoso (lumen) de uma lâmpada e dividindo-o pela potência (watt) da lâmpada. Por exemplo, 100 watts produzindo 1750 lumens tem uma eficiência de 17,5 lumens  por watt. Exemplos: a primeira lâmpada de Edison: 1,4 lpw; lâmpadas incandescentes: 10 a 40 lpw; lâmpadas halógenas: 20 a 45 lpw; lâmpadas fluorescentes: 35 a 100 lpw; lâmpadas vapor de mercúrio: 50 a 60 lpw; lâmpadas multi-vapor: 80 a 125 lpw; lâmpadas vapor de sódio de alta pressão: 100 a 140 lpw.

Lumens Médios: É o rendimento médio de luz de uma lâmpada relacionada com sua vida útil publicada. Para lâmpadas multi-vapor e fluorescentes, os lumens médios são avaliados a 40% da vida útil publicada da lâmpada. Para lâmpadas de vapor de mercúrio, incandescentes e de vapor de sódio de alta-pressão, os lumens médios são avaliadas a 50% da vida útil publicada da lâmpada.

Luminância: É uma medida da sensação de claridade que o olho humano percebe da superfície. A luminância depende do tamanho aparente da superfície, dada pelo ângullo de observador, e da intensidade Luminosa emitida pela superfície na direção do olho. Sua unidade é a candela por metro quadrado (cd/m²). Ela também pode ser expressa em candelas por polegada², muito embora em unidades mais antigas, o 'foot-lambert' é ainda algumas vezes utilizado.

Luminária: Unidade completa de iluminação consistindo de uma lâmpada (ou lâmpadas), junto com as partes projetadas para distribuir a luz, posicionar, proteger e conectar a lâmpada com a fonte de energia.

Lux (lx): Unidade de iluminação do Sistema Internacional e é definida como um lumen uniformemente distribuído por uma área de um metro quadrado. Um lux é igual a 0,0929 footcandle.

Luz: O termo genericamente aplicado para a energia visível de uma fonte. Luz é normalmente medida em lumens ou candlepower. Quando a luz atinge uma superfície ela tanto poder absorvida, refletida ou transmitida.

Manutenção de Lumens: É como uma lâmpada mantém seu brilho original através de sua vida. A medida que uma lâmpada vive, ela reduz o seu nível de iluminação. As lâmpadas halógenas possuem alta manutenção de lumens, mantendo ao final de sua vida, praticamente, o mesmo brilho de quando eram novas. A manutenção do lumen é, usualmente, estabelecida como uma curva.

Máximo Comprimento Total (M.C.T): É o comprimento máximo de uma extremidade à outra lâmpada, expressa em polegadas ou milímetros.

Nanômetro: Unidade de medida da comprimento de onda igual a 10-9 metros.

Precise TM: Nome registrado da GE para lâmpadas refletoras dicróicas halógenas de baixa tensão, com bulbos MR-16 e MR-11, e com facho luminoso "frio".

Quartzline ®: Marca comercial registrada da GE para alguns tipos de lâmpadas tungstênio-halógenas.

Quilowatt (kW): Unidade de potência que representa mil watts (1 watt x 1.000 = 1 quilowatt).

Quilowatt-Hora (kWh): É a unidade padrão de energia elétrica e também a unidade de cobrança típica utilizadas pelas empresas de serviços públicos de eletricidade. Uma lâmpada de 100 watts operada por 10 horas consome 1000 watt-horas (100 x 10) ou 1 quilowatt-hora. Se a empresa de serviços públicos cobra $ 0,10/kWh, então, o custo da eletricidade para as 10 horas de operação poderia então ser 10 centavos (1 x 0,10).                  


FONTE: GE Iluminação
LINK: http://www.gelampadas.com.br/solucoes/glossario.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário