sábado, 27 de fevereiro de 2010

Sylvania apresenta linha de luminárias Herméticas.

Produtos disponíveis em duas versões apresentam tecnologia idela para utilização em locais sujeitos a pó não inflamável, umidade ou que exijam manutenção de limpeza.

A Sylvania, marca tradicional do mercado de iluminação, traz nova opção em luminárias comerciais: a Hermética, disponível nas versões Linha 704 e Linha 730. Os produtos são indicados para locais sujeitos a pó não inflamável, a umidade e que exijam manutenção constante de limpeza como: indústrias em geral, laboratórios, oficinas, ginásios, áreas de controle de qualidade, adegas, estacionamentos, depósitos, cozinhas industriais, entre outros.

Linha 704  

Com o corpo da luminária revestido em fibra de vidro na cor branca, este modelo da Herméticatraz refletor em chapa de aço tratada, pintura eletrostática na cor branca e basculante. Outro aspecto importante do produto é o difusor transparente em policarbonato que oferece estabilização para raios UV, é resistente a alto impacto, e conta com prismas lineares nas laterais , além de acabamento fosco nas pontas para otimizar a performance e reduzir o ofuscamento. A vedação é de poliuretano e com 12 fechos em aço inoxidável. As lâmpadas recomendadas são: 4 ou 6 lâmpadas de 28W ou 54W. A Linha 704 tem base G5, comprimento de 1319 mm, por 371 mm de largura e 151 mm de altura. O Índice de Proteção (IP) é 67. São ideiais para locais onde necessitam de alto índice de iluminância.


Linha 730

Nessa versão , o corpo da luminária é revestido  em ABS de alta resistência mecânica, na cor cinza, com prensa-cabo PG 13.5. O refletor é feito em chapa de aço tratada, com pintura eletrostática a pó na cor branca e basculante. Já o difusor possui acabamento em policarbonato transparente texturizado com alto poder de iluminância. Com vedação em gel silicone, o produto apresenta 8 fechos em aço inoxidável ou a opção de que sejam em policarbonato. A base da luminária é composta de policarbonato, com rotor de segurança, sistema anti-vibratório e proteção contra altas temperaturas. Com Índice de Proteção (IP) 65, as luminárias da linha 730 estão disponíveis em duas versões: para utilização com lâmpada fluorescente T5 (2x14W e 2X28/54W) e para lâmpada fluorescente T8 (2x16W e 2x32W).


Mais informações sobre o produto podem ser obtidas pelo e-mail: sac.br@havells-sylvania.com


FONTE: Portal Brasil Engenharia.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Osram oferece inovação para ambientes amplos.




A família de lâmpadas da Osram cresceu. O novo modelo é a POWERSTAR® HQI®-TS EXCELLENCE, evolução direta da já conhecida POWERSTAR® HQI®-TS. Completamente compatível com essa versão, a novidade possui ainda um design diferenciado. A lâmpada disponibiliza alto fluxo luminoso (variando entre 6.000lm e 12.500lm, de acordo com a potência) e contribui para uma melhor distribuição da luz, já que possui grande eficiência quando instalada em luminárias. Ambientes amplos e que apresentam pé direito elevado, como indústrias, escritórios, fachadas e monumentos são os mais indicados para a amplicação da  POWERSTAR® HQI®-TS EXCELLENCE. Vale destacar que a lâmpada possui o selo Global Care Osram, que certifica o comprometimento do produto com o meio ambiente.


Ficha Técnica:
Potência vs. Fluxo luminoso: 70W (6.000lm, 6.200lm e 6.500lm) e 150W (12.000lm e 12.500lm).



FONTE: Portal Brasil Engenharia.

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Filtro de Linha Multi-Tab, Um conceito simples e prático.






Sabe quando você tem vários aparelhos ligados na tomada, e precisa conferir um por um antes de desconectar o cabo de um deles? O filtro de linha Multi-Tab é um conceito muito interessante, que pode resolver este tipo de problema.


O designer Soon Mo Kang imaginou tomadas independentes com uma luz LED que indicaria qual o tipo de aparelho que está ligado. Para ligar ou desligar é só pressionar a tomada, uma solução tão simples quanto prática. Agora é só torcer para ele ser realmente produzido.




FONTE: Digital Drops

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Governo quer criar órgão federal especializado em elaboração de projetos de infraestrutura.

Proposta pretende centralizar a elaboração das obras em uma única entidade. Ministérios setoriais ficariam responsáveis somente pela execução das obras.

O governo federal prepara um projeto de lei para a criação de uma nova entidade ou órgão federal especializado na elaboração de projetos de obras, principalmente de infraestrutura. As informações foram dadas pelo Ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, ao jornal Valor Econômico.

A central de projetos seria algo semelhante ao Geipot (Grupo Excutivo de Integração da Política de Transportes), órgão federal extinto que executava e coordenava atividades de estudos e pesquisas necessários ao planejamento de transportes no País. A diferença é que a entidade proposta pelo governo atuaria não só com transportes, como também com outros setores de infraestrutura.

Nessa central de projetos, seria montado um corpo técnico especializado, formado principamente por engenheiros e geólogos, que encaminhariam os projetos completos para a licitação. Hoje a tarefa de elaborar projetos de obras de infraestrutura não é centralizada e está dividida por todos os ministérios. Se o projeto de lei for aprovado, no entanto, somente a execução das obras continuará a cargo dos ministérios setoriais.

Para o governo, a central de projetos pode aumentar a capacidade de investimento do País e melhorar a qualidade das obras, além de diminuir atritos entre o governo e o Tribunal de Contas da União (TCU), que vem barrando projetos com baixa qualidade ou com custos acima do previsto na licitação. O projeto de lei deve ser apresentado ao Legislativo entre 30 e 40 dias.



FONTE: Pini Web

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ambiente de trabalho bem-iluminado é sinônimo de produtividade.

Para determinar a quantidade de luminárias que devem existir em um escritório, os requisitos visuais são de 500 lux/m² dando preferência ao uso de lâmpadas frias fluorescentes tubulares (tipo: T8 e T5), além da utilização de luminárias com conjunto óptico de alta eficiência e desempenho, já que sua função é manipular a trajetória dos feixes de luz. Desta forma, o ambiente terá ótimas condições visuais, tornando a produtividade dos funcionários ainda maior.

Outra atenção que se deve ter é a distribuição da iluminação, pois um posicionamento não-correto pode gerar  ofuscamento nas superfícies refletoras, como telas de computador, e assim prejudicar o desempenho do colaborador. Já na recepção e nos corredores uma boa opção são as luzes amarelas, que garatem conforto ao ambiente e, se direcionadas, valorizam obras de arte e logomarcas.

O projeto de iluminação da sala de reuniões, por sua vez, pode conter luz branca e amarelas. O mais importante neste caso é a divisao do circuito, já que este será o responsável pelos cenários de iluminação. Em uma apresentação com projeção, por exemplo, a sala deverá ficar mais escuram porém com determinados pontos de iluminação que facilitarão possíveis anotações.

Essas são algumas dicas do escritório Luiggi Contini, especializado em soluções e gerenciamento de obras, para projetos de iluminação coorporativa.



FONTE: Portal Brasil Engenharia.
LINK: http://www.brasilengenharia.com.br/noticias.asp?noticia=6380

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Starrett produz exclusivo Eslilete de Segurança.




Reduza riscos de acidentes.


A Starrett produz o inovador estilete de segurança S011, que é mais que um eslilete, é uma ferramenta indispensável para quem deseja excelência em segurança no trabalho. A Starrett se preocupou com os possíveis acidentes de uso que um estilete pode causar e oferece um produto mais seguro durante a manipulação.

Com o exclusivo mecanismo de segurança automático, que mantém a lâmina retraída quando não está em uso e retorna a posição de uso instantaneamente, só sendo necessário posicionar o estilete na mão e pressionar a alavanca contra o corpo do estilete.

O usuário não corre o risco de deixar a lâmina exposta e se acidentar. A profundidade de corte é ajustável através de uma porca controlada pelo polegar do usuário. O cabo possibilita uma troca rápida de lâminas, com armazenamento no corpo do estilete, que torna o S011seguro e não necessita de uso de qualquer ferramenta para troca de lâminas.

"O estilete foi projetado para atender empresas que visam seu principal patrimônio, o ser humano. Os departamentos d segurança de trabalho das empresas aprovaram o S011 como ferramenta indispensável no dia a dia de seus colaboradores, sempre visando a redução de risco de acidentes durante a jornada de trabalho", explica José Carlos Oliver.

O S011 também está disponível em estojo tipo cartucheira para transporte, que permite prender o estilete ao cinto, o que gera mais conforto e segurança ao trabalhador.


Mais informações: http://www.starrett.com.br/



sábado, 13 de fevereiro de 2010

Lâmpada Globinho parece incandescente, mas usa tecnologia eletrônica.

Foi-se o tempo em que a lâmpada servia para iluminar. Com a valorização do papel da luz na decoração e o desenvolvimento de novos modelos, a lâmpada ganha designs diferenciados para diversificar sua aplicabilidade, reduzir o gasto energético e conciliar sua própria estética. É o caso da nova linha Globinho da Golden, mais compacta e com o modelo mais atraente que chega ao mercado em fevereiro.

A linha ganha dois novos modelosm, com potências 15 e 20W, em tamanho reduzido e com bulbo espiral no lugar do 3U anteriormente usado. Para torná-los ainda mais atraentes, estão disponíveis em duas opções de invólucro (desenhada e leitosa) o que permite maior diversificação no uso decorativo.

A nova linha foi desenvolvida com a estética da tradicional lâmpada incandescente que tem um forte apelo junto ao consumidor, mas utiliza a mesma tecnologia da fluorescente compacta para gerar luz. Graças a isso, ela chega a ser de 6 a 8 vezes mais durável que às lâmpadas comuns e a economizar 80% de energia.

Os produtos, que aliam eficiência a design diferenciado e tamanho reduzido, adaptam-se a qualquer tipo de luminária e possuem um ano de garantia. Podem ser encontrados na temperatura de cor branca (6500K) e tensão 127V e 220V.

Para maiores informações contatar sac@lampadasgolden.com.br ou ligar 2122-6666.



FONTE: Portal Brasil Engenharia.
LINK: http://www.brasilengenharia.com.br/noticias.asp?noticia=6334

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Philips lança luminária que prioriza o alto desempenho e redução de consumo de energia.

Projetada com tecnologia LED, a luminária RoadStar traz a eficiência energética como principal característica, além de maior uniformidade na distribuição da luz garantindo assim maior segurança e conforto visual nos locais públicos.

A iluminação pública pode ser considerada uma grande aliada das cidades quando bem utilizada, pois melhora a qualidade do espaço público e a segurança da população. No entanto, 32% de toda a iluminação existente no Brasil ainda utiliza lâmpadas a vapor de mércurio que possuem eficiência relativamente baixa (48 lúmens/Watt), aumentando os custos nacionais em energia elétrica. Este cenário é uma grande oportunidade de economia de energia e aumento do nível de iluminação se pensarmos na tecnologia com sistemas a LED.


A iluminação com leds é conhecida pelo baixo consumo de energia e melhor direcionamento da luz, pois possui lentes especiais que permitem que a projeção da luz seja feita com maior precisão, possibilitando projetos que satisfaçam o objetivo de economia de energia sem prejudicar o desempenho, a beleza e segurança.


A RoadStar tem como alguns de seus benefícios o LED com luz branca (4000 kelvins), que traz mais conforto visual, além de mais de 70 mil horas de vida e consequentemente baixa necessidade de manuteção.


"Se levarmos em consideração que grande parte da iluminação pública de hoje ainda utiliza equipamentos de baixa eficiência e com lâmpadas vapor mercúrio, a luminária RoadStar foi projetada com o objetivo de proporcionar uma mudança direta (retrofit), de maneira muito prática gerando economia de energia e maior qualidade de iluminação. Além disso, por ser multi-tensão, ou seja, pode ser aplicada de 120V à 277V, esta luminária pode ser utilizada em praticamente todo o Brasil", explica o chefe de produtos LED's da Philips do Brasil, Rodrigo Sobral. "A RoadStar é um produto ideal tanto para projetos privados e públicos, instituições e outras entidades energicamente conscientes", finaliza.



Mais informações sobre a Philips podem ser encontradas nos site www.philips.com/newcenter



FONTE: Portal Brasil Engenharia
LINK: http://www.brasilengenharia.com.br/noticias.asp?noticia=6350

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

Sylvania apresenta modelo exclusivo de lâmpada a vapor metálico.



Brite Spot conta com alta intensidade luminosa, alto índice de reprodução de cores e estabilidade de cor no decorrer da vida.

Com a proposta de oferecer ao mercado uma ampla linha de lâmpadas com qualidade, e elegância na iluminação, a Sylvania, marca tradicional no setor, apresenta a Brite Spot.

O produto possui design inovador e tamanho compacto. Com alto índice de reprodução de cor (IRC 90) e intensidade luminosa, também possuiu estabilidade de cor no decorrer de sua vida mediana de 9.000 horas.

Disponível na temperatura de cor branca amarelada (3000K), a Brite Spot pode ser encontrada em dois tamanhos: 62,5 mm de comprimento e 51 mm de largura (modelo ES50); e 75 mm de comprimento por 111 mm de largura (modelo ES111), e em quatro versões com diferentes ângulos de abertura:

  • ES50 60° - 2000cd;
  • ES50 24° - 7000cd;
  • ES111 8° - 40000cd;
  • ES111 24° - 10000cd.
A aplicação da Brite Spot é indicada para estabelecimentos comerciais, como lojas, hotéis, restaurantes e similares.


Mais informações sobre o produto podem ser obtidas pelo e-mail: sac.br@havells-sylvania.com



FONTE: PORTAL BRASIL ENGENHARIA
LINK: http://www.brasilengenharia.com.br/noticias.asp?noticia=6294