segunda-feira, 15 de março de 2010

METALFRIO e OSRAM inovam na iluminação de refrigeradores.

Duas líderes de mercado em seus segmentos apostam em inovação e levam a tecnologia dos LED's à indústria de refrigeração. Lojistas e clientes irão sentir a diferença.


Conhecida por atender clientes de grande porte como Ambev, Coca-Cola, Nestle e Unilever, a Metalfrio é uma empresa que oferece soluções totalmente customizadas, de acordo com os interesses de cada cliente, ao mercardo de refrigeração comercial. A OSRAM, multinacional alemã especializada em iluminação, é uma das maiores produtoras de lâmpadas do mundo e está na vanguarda de novos produtos que contam com a tecnologia dos LED's.

Segundo Roberto Ribeiro Neli, engenheiro de produtos da Metalfrio, o encontro dessas duas gigantes resultou em uma nova forma de iluminar os refrigeradores, deixando de lado as tradicionais lâmpadas fluorescentes para aderir aos modernos diodos emissores de luz. "Por ser uma das maiores produtoras mundiais produtoras mundiais de LED's, a OSRAM foi a empresa que nos apresentou as melhores soluções de iluminação com essa tecnologia. Equipes das duas empresas uniram-se e, em dois anos, desenvolveram toda linha de produtos com opção de iluminação LED, que hoje a Metalfrio disponibiliza" comenta Neli.

A mais nova geração de LED's de alto fluxo da OSRAM está agora em refrigeradores de uso comercial, nos modelos come sem porta de vidro, em estruturas verticais e horizontais. Para Fernando Romano, engenheiro da Divisão de Semicondutores Ópticos da empresa no Brasil, o uso dessa tecnologia em refrigeradores impacta diretamente em sua performance. "Por conta do baixo consumo energético, que chega a apenas 1,1W por LED, conseguimos alcançar uma economia de até 55% quando em comparação com as lâmpadas utilizadas tradicionalmente", afirma. Na opinião do especialista, outro fator relevante é que a utilização desse produto traz benefícios também em termos de manutenção do refrigerador. "Os LED's Golden Dragon, nesta aplicação, superam 50.000 horas de vida útil sem que haja uma considerável depreciação no fluxo luminoso original, o que diminui sensivelmente a necessidade de trocas. Vantagem para o fabricante para o dono do estabelecimento comercial", completa romano.

Por conta do alto índice de reprodução de cor dos LED's (IRC>80), os produtos dispostos nos refrigeradores ficam mais atraentes aos olhos do consumidor, que tem condições de vê-lo de forma mais nítida. Com temperatura de cor 6.000K, a solução oferecida pela OSRAM é extremamente resistente a impactos, quedas e vibrações. Além disso, em sua composição não há gases, nem materiais tóxicos ou metais pesados, o que significa vantagens também para o meio ambiente.





FONTE: Portal Brasil Engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário