Chegou o dia de abrir aquela conta de luz e adivinha? De novo o valor é maior do que o esperado.
Na conta de luz de uma casa, do gasto total; a iluminação é responsável por 14% do consumo de energia; um percentual grande, porém fácil de economizar.
Então, o que você pode fazer para economizar energia em sua casa?
Saiba que o simples fato de mudar a lâmpada de sua casa pode reduzir em até 80% o consumo de energia.
O horário das 19hs às 23hs é o período que mais consome energia elétrica decorrente do uso de lâmpadas. Se todas as casas substituíssem os tradicionais modelos de lâmpadas incandescentes pelas lâmpadas econômicas, a redução do consumo de energia chegaria aos incríveis 37% no horário de pico (das 20hs às 22 horas), segundos dados da Abilumi.
Conheça as lâmpadas e economize energia
O LED (Diodo emissor de luz em inglês) e a lâmpada fluorescente compacta são as melhores opções para economizar energia.
As lâmpadas fluorescentes iluminam mais que as incandescentes de potência equivalente. "Graça a isso, é possível utilizar uma lâmpada fluorescente compacta de 15W no lugar de um incandescente de 60W para contar, no mínimo, com a mesma quantidade de luz", explica o diretor comercial da Golden, Ricardo Cricci.
A lâmpada incandescente equivale a 50% do consumo de lâmpadas no Brasilas e usa apenas 10% da energia que consome para gerar luz. Já a lâmpada fluorescente usa 25% da energia total consumida por uma incandescente com potência equilavente. Isto significa uma economia real de energia elétrica da ordem de 75% por lâmpada.
Cada lâmpada fluorescente usada permite reduzir o consumo de energia elétrica em até cinco vezes; uma economia mensal de R$ 2,00 reais por ponto na conta de luz de sua casa.
Além disso, Ricardo Cricci alega que a lâmpada fluorescente tem a vantagem de durar até oito anos dependendo da forma como é consumida. Durante o mesmo período, uma casa que usa incandescente efetuaria oito trocas pelo menos.
Fazendo a simples troca de lâmpadas você já consegue reduzir muito o consumo de energia elétrica de sua casa, porém outras mudanças cimples de hábitos vão ajudar você a economizar mais.
Outra dicas:
- Aproveite o verão e a luz solar. Deixe as cortinas abertas para a luz entrar;
- Permaneça com as janelas abertas para ventilar evitando maior tempo de consumo de ventilador ou ar condicionado;
- Banhos rápidos. Aproveite os dias quentes e posicione a chave do chuveiro para a estação verão.
- Acumule o maior número de roupas quando for passar ou lavar. O ferro consome muita energia. Pendure a roupa corretamente pela parte de baixo e com o pregador para mantê-las o mais esticado possível. Ao tirar a roupa do varal se não for passar na hora, dobre, não deixe tudo embolado.
- Geladeira: evite o abre e fecha constante. Sempre que abrir feche logo. Não fique com ela aberta escolhendo o que comer. Não coloque alimentos quentes direto na geladeira, isso faz com que ela gere mais energia para gelar o alimento, logo consome mais.
- Após carregar celulares ou notebooks retire as fontes da tomada, pois ligadas na tomada consomem energia mesmo não estando carregando.
- Evite deixar aparelhos em stand by, eles estão desligados, mas aquele pontinho vermelho consome energia. Mas se você não consegue dormir sem a TV ligada, eles ainda são as melhores opções.
FONTE: Portal da Iluminação
POR: Bebel Ferreira
Nenhum comentário:
Postar um comentário