O consumidor que precisa contatar um profissional ou deseja, por conta própria, instalar um circuito de tomada ou de ilumiação para seu imóvel sempre tem dúvida sobre qual fio ou cabo utilizar. Afinal, cabo é melhor do que fio?
A norma técnica NBR 5410, que especifica as instalações elétricas de baixa tensão no Brasil, determina, por exemplo, que a seção mínima (bitola) para as tomadas de uso geral é de 2,5 mm² e para circuitos de iluminação é 1,5 mm², independente de ser fio sólido, cabo rigído ou cabo flexível, pois possuem a mesma capacidade de condução de corrente.
Embora os fios e cabos tenham as mesmas aplicações, durabilidade, qualidade e capacidade de transmissão de energia numa mesma seção nominal, a escolha de um ou de outro passa pela flexibilidade. Os cabos flexíveis proporcionam maior facilidade no manuseio, deslizam mais facilmente nos eletrodutos e agilizam a instalação ao descascar as pontas para efetuar as conexões.
Fio sólido e cabo rígido requerem cuidado no momento de passá-los pelo conduíte, para que a isolação não seja danificada.
Fonte: Sil (Ligadinho On-Line)
Link: www.sil.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário