segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Ambiente de trabalho bem-iluminado é sinônimo de produtividade.

Para determinar a quantidade de luminárias que devem existir em um escritório, os requisitos visuais são de 500 lux/m² dando preferência ao uso de lâmpadas frias fluorescentes tubulares (tipo: T8 e T5), além da utilização de luminárias com conjunto óptico de alta eficiência e desempenho, já que sua função é manipular a trajetória dos feixes de luz. Desta forma, o ambiente terá ótimas condições visuais, tornando a produtividade dos funcionários ainda maior.

Outra atenção que se deve ter é a distribuição da iluminação, pois um posicionamento não-correto pode gerar  ofuscamento nas superfícies refletoras, como telas de computador, e assim prejudicar o desempenho do colaborador. Já na recepção e nos corredores uma boa opção são as luzes amarelas, que garatem conforto ao ambiente e, se direcionadas, valorizam obras de arte e logomarcas.

O projeto de iluminação da sala de reuniões, por sua vez, pode conter luz branca e amarelas. O mais importante neste caso é a divisao do circuito, já que este será o responsável pelos cenários de iluminação. Em uma apresentação com projeção, por exemplo, a sala deverá ficar mais escuram porém com determinados pontos de iluminação que facilitarão possíveis anotações.

Essas são algumas dicas do escritório Luiggi Contini, especializado em soluções e gerenciamento de obras, para projetos de iluminação coorporativa.



FONTE: Portal Brasil Engenharia.
LINK: http://www.brasilengenharia.com.br/noticias.asp?noticia=6380

Nenhum comentário:

Postar um comentário